domingo, 26 de novembro de 2023

A Agonia de Nossa Civilização

 

"A tradição cristã ensinava que Deus fez o homem à sua imagem. A experiência de nossa época parece atestar que Deus e o homem estão ligados por uma solidariedade de destino; se uma das imagens se dissocia, ocorre o mesmo com a outra. O ateísmo de hoje encontrou uma de suas expressões mais significativas nos retratos de Picasso, em que um rosto, quebrado, decomposto em pedaços, é composto pela agregação, em desordem, dos fragmentos obtidos, um olho no lugar do nariz e o nariz no lugar do queixo. Quando se perde o sentido do divino, então o sentido do humano se perde igualmente."

Georges Gusdorf - A Agonia de Nossa Civilização.

A Coragem que provém do Temor a Deus

 Que ninguém seja enganado pelas aparências, o temor a Deus faz de todo cristão um ser humano de inabalável coragem! Pois apesar de serem humildes Mt 5.3, mansos Mt 5.5,  pacíficadores Mt. 5.9,  misericordiósos Lc 6.36  e de amarem a seu próximo como a si mesmos Mt 22:39, incluindo seus inimigos LC 10.25 por amor e temor a Deus, 𝐨 𝐭𝐞𝐦𝐨𝐫 𝐚 𝐃𝐞𝐮𝐬 𝐞𝐱𝐜𝐥𝐮𝐢 𝐭𝐨𝐝𝐨𝐬 𝐨𝐬 𝐝𝐞𝐦𝐚𝐢𝐬 𝐭𝐞𝐦𝐨𝐫𝐞𝐬:

'⁴ Digo-vos, pois, amigos meus: não temais os que matam o corpo e, depois disso, nada mais podem fazer. ⁵ Eu, porém, vos mostrarei a quem deveis temer: temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno. Sim, digo-vos, a esse deveis temer. ' Lucas 12:4,5




domingo, 12 de novembro de 2023

Como Abrir uma Bíblia


Apesar de acreditarmos com fervor que a Igreja é Fundamental na vida do Cristão, nosso foco neste espaço nunca foi defender esta ou aquela bandeira sistemática ou denominacional  𝒎𝒂𝒔 𝒆𝒙𝒐𝒓𝒕𝒂𝒓 𝒕𝒐𝒅𝒐𝒔 𝒂𝒐 𝑬𝒔𝒕𝒖𝒅𝒐 𝒅𝒊𝒂́𝒓𝒊𝒐 𝒅𝒂𝒔 𝑺𝒂𝒈𝒓𝒂𝒅𝒂𝒔 𝑬𝒔𝒄𝒓𝒊𝒕𝒖𝒓𝒂𝒔 e assim conhecer a Verdade da própria Verdade porque acreditamos no 𝕾𝖔𝖑𝖆 𝕾𝖈𝖗𝖎𝖕𝖙𝖚𝖗𝖆, na Infalibilidade da Palavra de Deus, que benditos são os que confiam em Deus e "maldito o homem que confia no homem", incluindo nesse rol de seres humanos nada confiáveis principalmente o "eu" de cada um de nós.   

Felizmente há muitas obras excelentes ensinando a maneira correta de se ler as Escrituras e até o método mais apropriado para interpretá-la – 𝐨 𝐇𝐢𝐬𝐭𝐨́𝐫𝐢𝐜𝐨 𝐆𝐫𝐚𝐦𝐚𝐭𝐢𝐜𝐚𝐥. Nelas aprendemos que ORARE E LABUTARE são tarefas essenciais no aprendizado das Escrituras – LABUTARE porque a Bíblia é humana, foi escrita por homens, ORARE porque a Bíblia é Divina, Inspirada por Deus - "... e como concedesde àqueles teus servos dizer, concede a nós entender."  Agostinho de Hipona, Confissões. 

No entanto, antes de se  ler e interpretar 𝐞́ 𝐩𝐫𝐞𝐜𝐢𝐬𝐨 𝐚𝐛𝐫𝐢𝐫 𝐨 𝐋𝐢𝐯𝐫𝐨 𝐝𝐞 𝐃𝐞𝐮𝐬, ou como dizia Charles Spurgeon, o "deus dos livros" e do mesmo modo,  acreditamos que também exista uma, por assim dizer, disposição de espirito correta para se fazer isso. 

Podemos abrir a Bíblia  levados pelo entusiasmo sincero de ouvir e aprender a Palavra de Deus para cumpri-la em nossas vidas Lc 11:28 e assim sermos comparados ao "homem prudente que edifica a sua casa sobre a rocha",  este  é o modo excelente de se abrir uma Bíblia, cremos nós, porque se você abre o Livro Sagrado motivado por desejos outros, como por exemplo, encontrar na Palavra de Deus argumentos de defesa para seu sistema teológico preferido,  você começou a leitura da Bíblia de forma errada,  antes mesmo de começar a lê-la!  Porque o melhor servo, segundo Agostinho de Hipona, é aquele que não procura ouvir de Deus o que quer ouvir mas antes, está determinado a querer o que ouve de Deus. 

De fato, devemos buscar a Palavra de Deus para que se faça em nossa vida a Sua Vontade e não a nossa.  

 (...) para que Deus seja tudo em todos.  1 Coríntios 15:28

Por que “teu melhor servo é aquele que não procura ouvir de ti o que ele quer, mas procura querer o que ouve de ti.” Agostinho, Confissões. 

𝕾𝖔𝖑𝖎 𝕯𝖊𝖔 𝕲𝖑𝖔𝖗𝖎𝖆

A Biblia de Estudos que recomendamos. 

A Bíblia e seus Intérpretes - Augustus Nicodemus Lopes 

Entendes o que lês? Gordon D. Fee e Douglas Stuart 

Confissões - Agostinho de Hipona

Um certo centurião, "amigo de nosso povo"

 "³ Quando o centurião ouviu falar a respeito de Jesus, enviou-lhe alguns anciãos dos judeus, pedindo-lhe que viesse curar o seu servo.

⁴ Estes, aproximando-se de Jesus, lhe pediram com insistência:

  —  𝑬𝒍𝒆 𝒎𝒆𝒓𝒆𝒄𝒆 𝒂 𝒔𝒖𝒂 𝒂𝒋𝒖𝒅𝒂,

⁵ 𝒑𝒐𝒓𝒒𝒖𝒆 𝒆́ 𝒂𝒎𝒊𝒈𝒐 𝒅𝒐 𝒏𝒐𝒔𝒔𝒐 𝒑𝒐𝒗𝒐, 𝒆 𝒆𝒍𝒆 𝒎𝒆𝒔𝒎𝒐 𝒄𝒐𝒏𝒔𝒕𝒓𝒖𝒊𝒖 𝒂 𝒏𝒐𝒔𝒔𝒂 𝒔𝒊𝒏𝒂𝒈𝒐𝒈𝒂.

⁶𝑬𝒏𝒕𝒂̃𝒐 𝑱𝒆𝒔𝒖𝒔 𝒇𝒐𝒊 𝒄𝒐𝒎 𝒆𝒍𝒆𝒔. Quando Jesus já estava perto da casa, o centurião enviou-lhe alguns amigos, dizendo:

  — Senhor, não se incomode, porque não sou digno de recebê-lo em minha casa.

⁷ Por isso, não me julguei digno de ir falar pessoalmente com o senhor; porém diga uma palavra, e o meu servo será curado.

⁸ Porque também eu sou homem sujeito à autoridade, tenho soldados às minhas ordens e digo a este: "Vá", e ele vai; e a outro: "Venha", e ele vem; e ao meu servo: "Faça isto", e ele o faz.

⁹ Ao ouvir estas palavras, Jesus ficou admirado com aquele homem e, voltando-se para o povo que o acompanhava, disse:

  — Eu lhes digo que nem mesmo em Israel encontrei fé como esta.

¹⁰ E, quando os que tinham sido enviados voltaram para casa, encontraram o servo curado."   Lucas 7:3-10

³ Abençoarei aqueles que o abençoarem e amaldiçoarei aquele que o amaldiçoar. Em você serão benditas todas as famílias da terra. 

Gênesis 12:3

Lucas 7:3-10 Os oficiais judeus na prática diziam, "Ele é um bom homem, que ama o nosso povo e ajudou a construir nossa sinagogoa." O centurião na prática responde: " Se eu também posso fazer coisas com base na autoridade que me foi dada, quanto mais o Senhor! "nem mesmo em Israel" prenuncia a entrada de gentios no reino de Deus. "Fé como esta" Jesus elogia o centurião (que é um gentio) por sua fé humilde.  (...) "encontram o servo curado" Como acontece em todos os milagres de cura nas Escrituras, a prova do milagre é decrita" 

Gênesis 12:3 - O discurso divino que repentina e inesperadamente introduz esta seção é excepcionalmente importante porque define a agenda não só para a vida de Abraão, mas também para seus descendentes. Ao se concentrar em como a benção divina será mediada por meio de Abraão para todas as famílias da terra, ele marca uma reviravolta importante no livro de Gênesis. A repetição do verbo "abençoar" (vs 2,3) ressalta a esperança de que, por meio de Abrão, povos de todos os lugares poderão experimentar o favor de Deus, revertendo a experiência predominantemente negativa dos caps 3-11. Os planos de Deus  para Abraão têm dimensões nacionais e internacionais, que são desenvolvidas nos episódios que se seguem."

"Embora Abraão houvesse sido chamado para ser uma benção para  outros, tudo dependerá de como lhe tratarem. 𝑨𝒒𝒖𝒆𝒍𝒆𝒔 𝒒𝒖𝒆 𝒔𝒂̃𝒐 𝒃𝒐𝒏𝒔 𝒑𝒂𝒓𝒂 𝑨𝒃𝒓𝒂𝒂̃𝒐 𝒗𝒂̃𝒐 𝒆𝒙𝒑𝒆𝒓𝒊𝒎𝒆𝒏𝒕𝒂𝒓 𝒐 𝒇𝒂𝒗𝒐𝒓 𝒅𝒆 𝑫𝒆𝒖𝒔, 𝒒𝒖𝒆𝒎 𝒐 𝒅𝒆𝒔𝒑𝒓𝒆𝒛𝒂 𝒔𝒐𝒇𝒓𝒆𝒓𝒂́ 𝒄𝒐𝒎 𝒐 𝒅𝒆𝒔𝒂𝒈𝒓𝒂𝒅𝒐 𝒅𝒆 𝑫𝒆𝒖𝒔. 

³ 𝑨𝒃𝒆𝒏𝒄̧𝒐𝒂𝒓𝒆𝒊 𝒂𝒒𝒖𝒆𝒍𝒆𝒔 𝒒𝒖𝒆 𝒐 𝒂𝒃𝒆𝒏𝒄̧𝒐𝒂𝒓𝒆𝒎 𝒆 𝒂𝒎𝒂𝒍𝒅𝒊𝒄̧𝒐𝒂𝒓𝒆𝒊 𝒂𝒒𝒖𝒆𝒍𝒆 𝒒𝒖𝒆 𝒐 𝒂𝒎𝒂𝒍𝒅𝒊𝒄̧𝒐𝒂𝒓 (singular), enfatizando que muitos mais serão os abençoados em comparação com os amaldiçoados. De fato, tal será a influência de Abraão que serão bendidtas todas as nações da terra por meio dele. Esta promessa é posteriormente reafirmada a Isaque e Jacó ( 22:18; 26:4; 28:14) "em você" isto pode simplesmente indicar "por meio de você), porém é mais provável que essa expressão designe Abraão como representante da aliança de um povo. Estar "em alguém", então, é ser um membro de algo de que essa pessoa é o representante. (cfr. 2Sm: 19:43; 20.1). Esta parece ser a maneira como Paulo diz em Gl 3:8-9, onde "em você" se torna "junto com Abraão", isso também poderia explicar a origem da expressão "em Cristo" usada no NT.   Comentários - Bíbilia de Estudos NAA

𝕾𝖔𝖑𝖎 𝕯𝖊𝖔 𝖌𝖑𝖔𝖗𝖎𝖆 

PASTORADO FEMININO

"E não permito que a mulher ensine, nem exerça autoridade de homem; esteja, porém, em silêncio. Porque, primeiro, foi formado Adão, depois, Eva. E Adão não foi iludido, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão."  1 Timóteo 2:12-14 - 

No lado esquerdo como o estudo arminiano da Bíblia de Estudo do Discípulo - editora Geográfica  (não) enfrenta os citados versículos e do lado direito, o extenso comentário da Bília de estudos calvinista NAA sobre a mesma Palavra inspirada. 

"(...) teu melhor servo é aquele que não procura ouvir de Ti o que ele quer, mas procura 𝐪𝐮𝐞𝐫𝐞𝐫 𝐨 𝐪𝐮𝐞 𝐨𝐮𝐯𝐞 𝐝𝐞 𝐓𝐢.” Agostinho, Confissões. 

" Assim como para toda enfermidade, a cura para a presunção é tríplice: descobrir a causa, encontrar um método para sua eliminação e treinar a alma para tomar decisões corretas. Assim como um olho disfuncional, a alma obscurecida por falsas doutrinas não é capaz de discernir a luz da verdade e 𝐢𝐠𝐧𝐨𝐫𝐚 𝐨 𝐪𝐮𝐞 𝐞𝐬𝐭𝐚́ 𝐛𝐞𝐦 𝐚̀ 𝐬𝐮𝐚 𝐟𝐫𝐞𝐧𝐭𝐞. 

E, assim como meninos travessos trancam para fora o professor, os falsos mestres não transmitem os ensinamentos à sua igreja, considerando-os com desconfiança. De fato, eles alinham uma gama de mentiras e invensões para parecer que estão agindo razoavelmente ao não admitirem as Escrituras. Por isso, não são piedosos, uma vez que não se agradam dos mandamentos do Espírito Santo. Eles são privados do conselho de Deus e das tradições de Cristo e são amargos como a amêndoa selvagem. Sua doutrina (exceto as verdades evidentes que eles não poderiam descartar ou esconder) começa com eles mesmos. 

Portanto, assim como o soldado na guerra não deve deixar o posto que lhe foi designado pelo comandante, nós não devemos abandonar o posto que nos é designado pela palavra. Ela nos guia em conhecimento e vida. A maioria das pessoas, porém, nem sequer perguntou se há Alguém a quem devemos seguir, quem é esse Alguém, ou como lidar com as mentiras. Para seguir a Deus, porém, quem crê deve viver segundo o que a Sua Palavra diz!"

Clemente de Alexandria - 30-100 d.C (Dia a dia com os Pais da Igreja, 08 de novembro - Miscelânea 7:16)

"As bases para a proibição de a mulher liderar a igreja não são culturais, mas teológicas, a saber: a ordem da criação e a doutrina da queda (1Tm2.11-14)." Pequeno Manual de Doutrinas Básicas. M. Granconato.


𝐍𝐨𝐧 𝐇𝐚𝐛𝐞𝐦𝐮𝐬 𝐏𝐚𝐩𝐚𝐦!

"Nada aprendem e nada esquecem... "  Tanto a História como obras dessa índole ☝  são testemunhas e provas de que desde 31 de Outub...