Felizmente há muitas obras excelentes ensinando a maneira correta de se ler as Escrituras e até o método mais apropriado para interpretá-la – 𝐨 𝐇𝐢𝐬𝐭𝐨́𝐫𝐢𝐜𝐨 𝐆𝐫𝐚𝐦𝐚𝐭𝐢𝐜𝐚𝐥. Nelas aprendemos que ORARE E LABUTARE são tarefas essenciais no aprendizado das Escrituras – LABUTARE porque a Bíblia é humana, foi escrita por homens, ORARE porque a Bíblia é Divina, Inspirada por Deus - "... e como concedesde àqueles teus servos dizer, concede a nós entender." Agostinho de Hipona, Confissões.
No entanto, antes de se ler e interpretar 𝐞́ 𝐩𝐫𝐞𝐜𝐢𝐬𝐨 𝐚𝐛𝐫𝐢𝐫 𝐨 𝐋𝐢𝐯𝐫𝐨 𝐝𝐞 𝐃𝐞𝐮𝐬, ou como dizia Charles Spurgeon, o "deus dos livros" e do mesmo modo, acreditamos que também exista uma, por assim dizer, disposição de espirito correta para se fazer isso.
Podemos abrir a Bíblia levados pelo entusiasmo sincero de ouvir e aprender a Palavra de Deus para cumpri-la em nossas vidas Lc 11:28 e assim sermos comparados ao "homem prudente que edifica a sua casa sobre a rocha", este é o modo excelente de se abrir uma Bíblia, cremos nós, porque se você abre o Livro Sagrado motivado por desejos outros, como por exemplo, encontrar na Palavra de Deus argumentos de defesa para seu sistema teológico preferido, você começou a leitura da Bíblia de forma errada, antes mesmo de começar a lê-la! Porque o melhor servo, segundo Agostinho de Hipona, é aquele que não procura ouvir de Deus o que quer ouvir mas antes, está determinado a querer o que ouve de Deus.
De fato, devemos buscar a Palavra de Deus para que se faça em nossa vida a Sua Vontade e não a nossa.
(...) para que Deus seja tudo em todos. 1 Coríntios 15:28
Por que “teu melhor servo é aquele que não procura ouvir de ti o que ele quer, mas procura querer o que ouve de ti.” Agostinho, Confissões.
𝕾𝖔𝖑𝖎 𝕯𝖊𝖔 𝕲𝖑𝖔𝖗𝖎𝖆
A Biblia de Estudos que recomendamos.
A Bíblia e seus Intérpretes - Augustus Nicodemus Lopes
Nenhum comentário:
Postar um comentário