"E não permito que a mulher ensine, nem exerça autoridade de homem; esteja, porém, em silêncio. Porque, primeiro, foi formado Adão, depois, Eva. E Adão não foi iludido, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão." 1 Timóteo 2:12-14 -
No lado esquerdo como o estudo arminiano da Bíblia de Estudo do Discípulo - editora Geográfica (não) enfrenta os citados versículos e do lado direito, o extenso comentário da Bília de estudos calvinista NAA sobre a mesma Palavra inspirada.
"(...) teu melhor servo é aquele que não procura ouvir de Ti o que ele quer, mas procura 𝐪𝐮𝐞𝐫𝐞𝐫 𝐨 𝐪𝐮𝐞 𝐨𝐮𝐯𝐞 𝐝𝐞 𝐓𝐢.” Agostinho, Confissões.
" Assim como para toda enfermidade, a cura para a presunção é tríplice: descobrir a causa, encontrar um método para sua eliminação e treinar a alma para tomar decisões corretas. Assim como um olho disfuncional, a alma obscurecida por falsas doutrinas não é capaz de discernir a luz da verdade e 𝐢𝐠𝐧𝐨𝐫𝐚 𝐨 𝐪𝐮𝐞 𝐞𝐬𝐭𝐚́ 𝐛𝐞𝐦 𝐚̀ 𝐬𝐮𝐚 𝐟𝐫𝐞𝐧𝐭𝐞.
E, assim como meninos travessos trancam para fora o professor, os falsos mestres não transmitem os ensinamentos à sua igreja, considerando-os com desconfiança. De fato, eles alinham uma gama de mentiras e invensões para parecer que estão agindo razoavelmente ao não admitirem as Escrituras. Por isso, não são piedosos, uma vez que não se agradam dos mandamentos do Espírito Santo. Eles são privados do conselho de Deus e das tradições de Cristo e são amargos como a amêndoa selvagem. Sua doutrina (exceto as verdades evidentes que eles não poderiam descartar ou esconder) começa com eles mesmos.
Portanto, assim como o soldado na guerra não deve deixar o posto que lhe foi designado pelo comandante, nós não devemos abandonar o posto que nos é designado pela palavra. Ela nos guia em conhecimento e vida. A maioria das pessoas, porém, nem sequer perguntou se há Alguém a quem devemos seguir, quem é esse Alguém, ou como lidar com as mentiras. Para seguir a Deus, porém, quem crê deve viver segundo o que a Sua Palavra diz!"
Clemente de Alexandria - 30-100 d.C (Dia a dia com os Pais da Igreja, 08 de novembro - Miscelânea 7:16)
"As bases para a proibição de a mulher liderar a igreja não são culturais, mas teológicas, a saber: a ordem da criação e a doutrina da queda (1Tm2.11-14)." Pequeno Manual de Doutrinas Básicas. M. Granconato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário