domingo, 12 de novembro de 2023

Um certo centurião, "amigo de nosso povo"

 "³ Quando o centurião ouviu falar a respeito de Jesus, enviou-lhe alguns anciãos dos judeus, pedindo-lhe que viesse curar o seu servo.

⁴ Estes, aproximando-se de Jesus, lhe pediram com insistência:

  —  𝑬𝒍𝒆 𝒎𝒆𝒓𝒆𝒄𝒆 𝒂 𝒔𝒖𝒂 𝒂𝒋𝒖𝒅𝒂,

⁵ 𝒑𝒐𝒓𝒒𝒖𝒆 𝒆́ 𝒂𝒎𝒊𝒈𝒐 𝒅𝒐 𝒏𝒐𝒔𝒔𝒐 𝒑𝒐𝒗𝒐, 𝒆 𝒆𝒍𝒆 𝒎𝒆𝒔𝒎𝒐 𝒄𝒐𝒏𝒔𝒕𝒓𝒖𝒊𝒖 𝒂 𝒏𝒐𝒔𝒔𝒂 𝒔𝒊𝒏𝒂𝒈𝒐𝒈𝒂.

⁶𝑬𝒏𝒕𝒂̃𝒐 𝑱𝒆𝒔𝒖𝒔 𝒇𝒐𝒊 𝒄𝒐𝒎 𝒆𝒍𝒆𝒔. Quando Jesus já estava perto da casa, o centurião enviou-lhe alguns amigos, dizendo:

  — Senhor, não se incomode, porque não sou digno de recebê-lo em minha casa.

⁷ Por isso, não me julguei digno de ir falar pessoalmente com o senhor; porém diga uma palavra, e o meu servo será curado.

⁸ Porque também eu sou homem sujeito à autoridade, tenho soldados às minhas ordens e digo a este: "Vá", e ele vai; e a outro: "Venha", e ele vem; e ao meu servo: "Faça isto", e ele o faz.

⁹ Ao ouvir estas palavras, Jesus ficou admirado com aquele homem e, voltando-se para o povo que o acompanhava, disse:

  — Eu lhes digo que nem mesmo em Israel encontrei fé como esta.

¹⁰ E, quando os que tinham sido enviados voltaram para casa, encontraram o servo curado."   Lucas 7:3-10

³ Abençoarei aqueles que o abençoarem e amaldiçoarei aquele que o amaldiçoar. Em você serão benditas todas as famílias da terra. 

Gênesis 12:3

Lucas 7:3-10 Os oficiais judeus na prática diziam, "Ele é um bom homem, que ama o nosso povo e ajudou a construir nossa sinagogoa." O centurião na prática responde: " Se eu também posso fazer coisas com base na autoridade que me foi dada, quanto mais o Senhor! "nem mesmo em Israel" prenuncia a entrada de gentios no reino de Deus. "Fé como esta" Jesus elogia o centurião (que é um gentio) por sua fé humilde.  (...) "encontram o servo curado" Como acontece em todos os milagres de cura nas Escrituras, a prova do milagre é decrita" 

Gênesis 12:3 - O discurso divino que repentina e inesperadamente introduz esta seção é excepcionalmente importante porque define a agenda não só para a vida de Abraão, mas também para seus descendentes. Ao se concentrar em como a benção divina será mediada por meio de Abraão para todas as famílias da terra, ele marca uma reviravolta importante no livro de Gênesis. A repetição do verbo "abençoar" (vs 2,3) ressalta a esperança de que, por meio de Abrão, povos de todos os lugares poderão experimentar o favor de Deus, revertendo a experiência predominantemente negativa dos caps 3-11. Os planos de Deus  para Abraão têm dimensões nacionais e internacionais, que são desenvolvidas nos episódios que se seguem."

"Embora Abraão houvesse sido chamado para ser uma benção para  outros, tudo dependerá de como lhe tratarem. 𝑨𝒒𝒖𝒆𝒍𝒆𝒔 𝒒𝒖𝒆 𝒔𝒂̃𝒐 𝒃𝒐𝒏𝒔 𝒑𝒂𝒓𝒂 𝑨𝒃𝒓𝒂𝒂̃𝒐 𝒗𝒂̃𝒐 𝒆𝒙𝒑𝒆𝒓𝒊𝒎𝒆𝒏𝒕𝒂𝒓 𝒐 𝒇𝒂𝒗𝒐𝒓 𝒅𝒆 𝑫𝒆𝒖𝒔, 𝒒𝒖𝒆𝒎 𝒐 𝒅𝒆𝒔𝒑𝒓𝒆𝒛𝒂 𝒔𝒐𝒇𝒓𝒆𝒓𝒂́ 𝒄𝒐𝒎 𝒐 𝒅𝒆𝒔𝒂𝒈𝒓𝒂𝒅𝒐 𝒅𝒆 𝑫𝒆𝒖𝒔. 

³ 𝑨𝒃𝒆𝒏𝒄̧𝒐𝒂𝒓𝒆𝒊 𝒂𝒒𝒖𝒆𝒍𝒆𝒔 𝒒𝒖𝒆 𝒐 𝒂𝒃𝒆𝒏𝒄̧𝒐𝒂𝒓𝒆𝒎 𝒆 𝒂𝒎𝒂𝒍𝒅𝒊𝒄̧𝒐𝒂𝒓𝒆𝒊 𝒂𝒒𝒖𝒆𝒍𝒆 𝒒𝒖𝒆 𝒐 𝒂𝒎𝒂𝒍𝒅𝒊𝒄̧𝒐𝒂𝒓 (singular), enfatizando que muitos mais serão os abençoados em comparação com os amaldiçoados. De fato, tal será a influência de Abraão que serão bendidtas todas as nações da terra por meio dele. Esta promessa é posteriormente reafirmada a Isaque e Jacó ( 22:18; 26:4; 28:14) "em você" isto pode simplesmente indicar "por meio de você), porém é mais provável que essa expressão designe Abraão como representante da aliança de um povo. Estar "em alguém", então, é ser um membro de algo de que essa pessoa é o representante. (cfr. 2Sm: 19:43; 20.1). Esta parece ser a maneira como Paulo diz em Gl 3:8-9, onde "em você" se torna "junto com Abraão", isso também poderia explicar a origem da expressão "em Cristo" usada no NT.   Comentários - Bíbilia de Estudos NAA

𝕾𝖔𝖑𝖎 𝕯𝖊𝖔 𝖌𝖑𝖔𝖗𝖎𝖆 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

𝐍𝐨𝐧 𝐇𝐚𝐛𝐞𝐦𝐮𝐬 𝐏𝐚𝐩𝐚𝐦!

"Nada aprendem e nada esquecem... "  Tanto a História como obras dessa índole ☝  são testemunhas e provas de que desde 31 de Outub...