O que diz, então, o Senhor?
“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus.” Mt 5,3.
"Lemos na Sagrada Escritura acerca da cobiça dos bens temporais que “Tudo é vaidade e presunção dos espíritos”. Ecl 1,14. Ora, presunção de espírito quer dizer orgulho e arrogância. Assim é dito, frequentemente, dos orgulhosos que estão cheios de si. Com razão, pois, a palavra “espírito” também significa vento (Vento: spiritus, no latim). De fato, está escrito: “O fogo, o granizo, a neve, a geada, o vento das tempestades”. Sl 148,8 Na verdade, quem ignora que se diz dos soberbos que eles estão inchados como se estivessem cheios de vento? Isso levou o Apóstolo a dizer: “A ciência incha; é a caridade que edifica”. 1Cor 8,1. Logo, com razão se entende aqui que são pobres de espírito os humildes e tementes a Deus, isto é, os desprovidos de todo espírito que incha. Essa bem-aventurança não poderia ter sido iniciada de outro modo, porque ela deve fazer-nos chegar à suma sabedoria, e que: “O princípio da sabedoria é o temor de Deus” Jo 28.28. Enquanto, pelo contrário, “O princípio de todo o pecado é a soberba” Eclo 10,15, Pv 16.18-19. Desse modo, que os soberbos apeteçam e procurem os reinos da terra, mas “Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus”. Mt 5,3. Agostinho de Hipona - O Sermão da Montanha
" O Pão nosso de cada dia nos dai hoje Senhor"
"A vida que Deus entregou é concedida não de uma vez, mas a cada momento, continuamente, pela operação incessante de Seu grandioso poder. A humildade, o lugar da plena dependência de Deus, é, pela própria natureza das coisas, a primeira obrigação e a virtude mais elevada da criatura, e a raiz de toda virtude. O orgulho, ou a perda dessa humildade, então, é a raiz de todo pecado e mal. Foi quando os anjos agora caídos começaram a olhar para si mesmos com autocomplacência que foram levados à desobediência, e foram expulsos da luz do céu para as trevas exteriores. E também foi quando a serpente exalou o veneno do seu orgulho, o desejo de ser como Deus, no coração de nossos primeiros pais, que eles também caíram da sua posição elevada para toda a des-graça na qual o homem está, agora, afundado. No céu e na terra, orgulho — auto-exaltação — é a porta, o nascimento e a maldição do inferno.
Por isso, nossa redenção tem de ser a restauração da humildade perdida, o relacionamento original e o verdadeiro relacionamento da criatura com seu Deus. E, portanto, Jesus veio trazer a humildade de volta à terra, fazer-nos participantes dessa humildade e, por ela, nos salvar. Nos céus, Ele se humilhou para tornar-se homem. Nós vemos a humildade nEle ao se dominar a Si mesmo nos céus; Ele a trouxe, de lá. Aqui na terra, "a Si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz". Sua humildade deu à Sua Morte o valor que ela hoje tem e, então, se tornou Nossa Redenção. "ANDREW MURRAY - HUMILDADE A BELEZA DA SANTIDADE
Então, disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz e siga-me; Mateus 16:24
"Jesus havia dito a eles sobre a sua cruz; agora Ele fala sobre as próprias cruzes dos discípulos. Agora eles podem ponderar novamente se poderiam e queriam segui-lo. Com mais informação a respeito de seu destino, a questão foi novamente colocada diante deles, se eles O seguiriam ou O abandonariam. Se eles continuassem a ser seus seguidores, deveriam ser como carregadores de cruz e negadores de si mesmos. Essas condições não mudaram." Charles Spurgeon Comentários a Mateus - A Narrativa do Rei, p. 343
Derek Prince em seu famoso sermão sobre o Jejum, nos ensina que não devemos pedir a Deus, humildade: " ... a responsabilidade pela humilhação é nossa. Não podemos transferi-la ao Senhor. Pedir a Ele que nos faça humildes não é bíblico, porque a resposta do Pai na Palavra é sempre "Humilhai-vos".
E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado. Mateus 23:12
Ou a Humildade é a virtude dos humildes ou é humilhação como castigo dos que se exaltam. Tomas de Aquino explica:
"PORTANTO, deve-se dizer que como diz Isidoro, “humilde equivale a próximo ao húmus”, ou seja, preso ao que é mais baixo. Isso acontece de dois modos c. Em primeiro lugar, por um princípio extrínseco, quando, por exemplo, alguém é rebaixado por outrem, e então a humildade tem caráter de castigo. - Em segundo lugar, por um princípio intrínseco. E isso pode ocorrer, às vezes, em bom sentido, quando, por exemplo, alguém, à vista dos próprios defeitos, se considera pequeno, como Abraão, ao confessar a Deus: “Vou ousar falar ao meu Senhor, eu que não passo de pó e cinza”. E, nesse caso, a humildade é uma virtude. Mas outras vezes, pode ser em mau sentido, quando, por exemplo, “o homem não entende sua dignidade e se compara aos animais insensatos (brutos) e a eles se assemelha."
Suma Teológica Q 161, art. 1
"Semelhantemente vós, jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros e 𝐫𝐞𝐯𝐞𝐬𝐭𝐢-𝐯𝐨𝐬 𝐝𝐞 𝐡𝐮𝐦𝐢𝐥𝐝𝐚𝐝𝐞, 𝐩𝐨𝐫𝐪𝐮𝐞 𝐃𝐞𝐮𝐬 𝐫𝐞𝐬𝐢𝐬𝐭𝐞 𝐚𝐨𝐬 𝐬𝐨𝐛𝐞𝐫𝐛𝐨𝐬, 𝐦𝐚𝐬 𝐝á 𝐠𝐫𝐚ç𝐚 𝐚𝐨𝐬 𝐡𝐮𝐦𝐢𝐥𝐝𝐞𝐬. 𝑯𝒖𝒎𝒊𝒍𝒉𝒂𝒊-𝒗𝒐𝒔, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que, a seu tempo, vos exalte," 1 Pedro 5:5,6
A visão da glória de Deus produz humildade.
As estrelas somem quando o sol aparece.
(Thomas Watson)
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