quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

𝐀 𝐌𝐚𝐢𝐬 𝐇𝐮𝐦𝐢𝐥𝐝𝐞 𝐝𝐚𝐬 𝐓𝐞𝐨𝐥𝐨𝐠𝐢𝐚𝐬

 

Esta é uma pintura que representa a Conversão de Paulo de Tarso no caminho para Damasco, ela parece bem realista, examine-a bem, todavia, se apesar da riqueza de detalhes vocês ainda não conseguirem visualizar onde está o Livre Arbítrio, podem tentar  encontrá-lo nas palavras que o próprio apóstolo "das gentes", inspirado pelo Espírito da Verdade, escreveu: 

 “Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo. Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço”. Romanos 7:18,19.  

A humildade é a primeira das boas aventuranças, ela precede a exaltação Mateus 23:12. Não há teologia mais humilde e Bíblica do que a Reformada, nenhum mérito para o homem, Toda a glória para Deus! - 𝕾𝖔𝖑𝖎 𝕯𝖊𝖔 𝕲𝖑𝖔𝖗𝖎𝖆  

Teu é tudo, e aquilo que recebemos de Tuas Mãos, isto mesmo Te oferecemos.  1Cr. 29:14

O erro do Livre Arbítrio provavelmente surgiu com a finalidade de justificar outro erro -  a soberba do Sinergismo, digo soberba porque é muita arrogância supor que  cooperamos em algo com Aquele que da Cruz disse - Está Consumado! O Castigo que nos traz a Paz com Deus, estava sobre Ele e pelas suas pisaduras fomos curados... : Mas alguns homens não conseguem aceitar muito bem aquilo que não conseguem explicar racionalmente, isso também é falta de humildade diante da Onipotência. O erro dessa gente é arrogantemente supor que todo o mistério da Obra Divina é compreendido pelo Intelecto humano… fosse assim que espaço haveria para a Fé por meio da qual somos salvos, pela Graça de Deus, que segundo o autor de Hebreus, é o firme fundamento daquilo que ainda não vemos?! No entanto escrito está - Bem Aventurados aqueles que não viram e creram. Jo. 20:29

Quem só pode conceber a Obra Divina dentro de um sistema criado e limitado pela lógica humana como pode acreditar que onde havia apenas 5 pães e 2 peixes mais de 5000 pessoas foram alimentadas? São como aqueles saduceus que por meio da narrativa dos 7 maridos, conforme a sua lógica, se empenharam na vergonhosa tentativa de refutar a Ressurreição dos mortos diante de Nosso Senhor Jesus Cristo, ao que dEle ouviram: 

²⁹ 𝐄𝐫𝐫𝐚𝐢𝐬, 𝐧𝐚̃𝐨 𝐜𝐨𝐧𝐡𝐞𝐜𝐞𝐧𝐝𝐨 𝐚𝐬 𝐄𝐬𝐜𝐫𝐢𝐭𝐮𝐫𝐚𝐬, 𝐧𝐞𝐦 𝐨 𝐩𝐨𝐝𝐞𝐫 𝐝𝐞 𝐃𝐞𝐮𝐬. Mateus 22:29

domingo, 7 de janeiro de 2024

𝐃𝐢𝐚𝐧𝐭𝐞 𝐝𝐞 𝐁𝐚𝐚𝐥-𝐙𝐞𝐟𝐨𝐦 𝐄𝐱. 𝟏𝟒:𝟐

                                                                      Imagem                                                     

"𝐀𝐬𝐬𝐢𝐦 𝐝𝐢𝐳 𝐨 𝐒𝐞𝐧𝐡𝐨𝐫 𝐒𝐨𝐛𝐞𝐫𝐚𝐧𝐨, 𝐨 𝐒𝐚𝐧𝐭𝐨 𝐝𝐞 𝐈𝐬𝐫𝐚𝐞𝐥: "𝐕𝐨𝐜𝐞̂𝐬 𝐬𝐨́ 𝐬𝐞𝐫𝐚̃𝐨 𝐬𝐚𝐥𝐯𝐨𝐬 𝐬𝐞 𝐯𝐨𝐥𝐭𝐚𝐫𝐞𝐦 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐦𝐢𝐦 𝐞 𝐞𝐦 𝐦𝐢𝐦 𝐝𝐞𝐬𝐜𝐚𝐧𝐬𝐚𝐫𝐞𝐦. 𝐍𝐚 𝐭𝐫𝐚𝐧𝐪𝐮𝐢𝐥𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐞 𝐧𝐚 𝐜𝐨𝐧𝐟𝐢𝐚𝐧𝐜̧𝐚 𝐞𝐬𝐭𝐚́ 𝐬𝐮𝐚 𝐟𝐨𝐫ç𝐚 (...)"  Isaías 30:15

O mar à sua frente e um poderoso inimigo em seu encalço. Parece haver muitas variações deste lugar na vida de cada homem pois na essência muitos lugares se parecem com aquele mesmo lugar diante de Baal Zefom -  aparentemente sem saída, que nos lembra uma dívida impagável, um mal sem cura, um inimigo invencível, uma ofensa irretratável... O que fazer? Quais sacrifícios? Quais obras, que armas? A orientação do homem de Deus que conduz seu rebanho e apascenta suas ovelhas continua a mesma: 

"𝐅𝐢𝐪𝐮𝐞𝐦 𝐟𝐢𝐫𝐦𝐞𝐬 𝐞 𝐯𝐞𝐣𝐚𝐦 𝐨 𝐥𝐢𝐯𝐫𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐪𝐮𝐞 𝐨 𝐒𝐞𝐧𝐡𝐨𝐫 𝐥𝐡𝐞𝐬 𝐭𝐫𝐚𝐫𝐚́ 𝐡𝐨𝐣𝐞," 𝐄̂𝐱𝐨𝐝𝐨 𝟏𝟒:𝟏𝟑 

𝐂𝐨𝐦𝐞𝐧𝐭𝐚 𝐅.𝐁 𝐌𝐞𝐲𝐞𝐫 - Parece-nos, muitas vezes, que Deus coloca seus filhos em profundas dificuldades, conduzindo-os a algum beco sem saída; armando situações que nenhum juízo humano admitiria, caso fosse previamente consultado. A própria nuvem os conduz para mais longe. talvez isso lhe esteja acontecendo neste exato momento. Parece desconcertante e muito grave; mas está perfeitamente correto. O motivo é mais que suficiente para justificar aquEle que o trouxe para esse beco. Trata-se de uma plataforma para que Ele lhe apresente sua graça e poder onipotente. Deus não somente há de livrá-lo, como também, ao fazê-lo, ensinar-lhe-á uma lição inesquecível que, mais tarde, reverter-se-á em muitos salmos e cânticos. Você jamais poderá agradecer a Deus por ter Ele agido exatamente como agiu.

sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

A Única Autoridade Infalível

"Então Eliú, filho de Baraquel, o buzita, tomou a palavra e disse: "Eu sou de menos idade, e vocês são idosos. Por isso, tive receio e fiquei com medo de dar a minha opinião.Pensei assim: ‘Que falem os que têm mais idade, e que a multidão dos anos ensine a sabedoria.’Na verdade, há um espírito no homem, e o sopro do Todo-Poderoso lhe dá entendimento." Jó 32:6-8

Comenta C.H Makintosh - "Aqui a divina luz, a luz da inspiração começa a brilhar na cena e a empurrar para longe as nuvens escuras levantadas pela patalha verbal. No momento em que esse abençoado servo abre a boca, percebemos a sua força e o seu peso moral. Sentimos que estamos diante de alguém que fala como um oráculo divino - um homem que sem dúvida está na presença de Deus. Não é um homem que se abastece nos armazéns de sua magra e singular experiência (como Elifaz). Nâo é um homem que apella para a sua respeitável antiguidade (como Bilbade) ou para alguma confusa tradição, para as conflitantes vozes dos "pais" (como Zofar). Temos diante de nós um homem que nos introduz na presença do "assopro do Todo Poderoso".

Essa é a única autoridade infalível, o único padrão inerrante. O que Eliu diria do dogma da infalibilidade humana - aceito por mais de quinhentos seres racionais assentados em solene conclave? E isso passou então a fazer parte da fé cristã! (...) O que virá em seguida? (Corredentores?) 

Sem dúvida, a grande ilusão irá vigorar em breve quando a humanidade, por implicações da justiça de Deus, será compelida a crer na mentira por não haver crido na verdade. Possa o Espírito eterno aplicar as Suas energias na conversão de preciosas almas, antes que chegue o dia da vingança!"



𝐍𝐨𝐧 𝐇𝐚𝐛𝐞𝐦𝐮𝐬 𝐏𝐚𝐩𝐚𝐦!

"Nada aprendem e nada esquecem... "  Tanto a História como obras dessa índole ☝  são testemunhas e provas de que desde 31 de Outub...