quinta-feira, 30 de maio de 2024

Teologia da Prosperidade Intelectual

"Chamo de Teologia da Prosperidade Intelectual a crença mais ou menos implícita – mas às vezes até explícita – de que a leitura de livros, a compra de cursos online e a dedicação a uma vida digital alinhada à alta cultura irão lhe propiciar não só a salvação da sua alma mas também a solvência de todas as suas dívidas, com a possibilidade de passar férias em Cancún e casar com alguma blogueira bonita." Ronald Robson - Contra a Vida Intelectual

 "Não Basta Ter Cultura, é preciso saber o que fazer com ela"

Certo dia me deparei com a frase acima de cujo autor me esqueci.  Mas enfim, sobre o novo  livro de Ronald Robson "Contra a Vida Intelectual", o mesmo autor de "Conhecimento por Presença", uma exposição da filosofia de Olavo de Carvalho elogiada pelo próprio professor -  finalmente uma centelha de luz sobre o funesto empreendedorismo "curtural" da ꓷIЯƎITA BRASILIENSIS cujo slogan poderia muito bem ser este: "Você sofre de Analfabetismo Funcional? Incultura? Ignorância aguda, crônica ou inflamatória? Doutrinação Marxista-Leninista-Gramichiniana, Deseducação Paulofreiriana, Miopia, Astigmatismo ou Paralaxe Cognitiva? Não é capaz de refutar Newton, Eisntein, Kant, jornalistas, escritores ou professores universitários? Seus problemas acabaram! Vire à direita, abra a carteira, tampe o nariz e escolha seu pacote de vídeo aulas!" 

No início o polêmico professor indicava apenas excelentes livros aos seus alunos, a seus leitores e também ao mercado editorial brasileiro e sabiamente, advertia seus pupilos reiteradas vezes a não saírem por aí dando opiniões e palpites. Todavia, um comportamento no sentido contrário provavelmente se demonstrou mais lucrativo para todas as partes e pouco tempo depois a coisa descambou ao ponto de recomendarem  conteúdos "curturais" de qualidade hiper duvidosa,  de qualquer um e sobre qualquer coisa.

Ao som da mesma Pompa e Circunstância do True Outspeak que os inspirava nasciam novas estrelas - enfluencers digitais, jornalistas, comunicadores de mídia, mentores de candidatos a escritores, especialistas de todo tipo – Teologia da Libertação, Nova Ordem Mundial, Globalismo, Forum de SP, Tomismo, Homeschooling, Educação Clássica, Anarcocapitalismo, ocultismo… Os Vendilhões da “Arta Curtura" - todos eles portadores de algum conteúdo "conservador exclusivo" a oferecer por um preço módico, (mas nem tanto), capaz de tornar um simples cidadão de Banânia um novo Templário na Cruzada contra os inimigos da "Civilização Ocidental"…

Curiosamente o professor já havia diagnósticado anomalia semelhante em seus detratores -  "Exaltação Imaginativa", pois é: "Acuse-os do que você faz, chame-os do que você é" Lenin, ou terá sido Lennon?!


Você, que chegou até aqui, certamente vai se interessar por A Pseudo Direita e o Fenômeno da Vídeo Cultura




domingo, 12 de maio de 2024

A Mãe e o Filho

Havia uma piedosa mãe que pranteava muito e na mesma medida de suas copiosas lágrimas,  também orava constantemente pela conversão de seu filho. Em certa ocasião, esta mãe compareceu diante de um sacerdote e insistindo, queixando-se e chorando abundantemente suplicava que ele se encontrasse e conversasse com seu filho, no entanto, o sacerdote já incomodado a despediu dizendo:

__“ 𝑽á 𝒆𝒎𝒃𝒐𝒓𝒂; 𝒗𝒊𝒗𝒂 𝒂𝒔𝒔𝒊𝒎, 𝒏ã𝒐 𝒑𝒐𝒅𝒆 𝒔𝒆𝒓 𝒒𝒖𝒆 𝒎𝒐𝒓𝒓𝒂 𝒐 𝒇𝒊𝒍𝒉𝒐 𝒅𝒆𝒔𝒔𝒂𝒔 𝒍á𝒈𝒓𝒊𝒎𝒂𝒔”.

Tempos depois, em suas conversas com o filho, ela lembrava frequentemente essas palavras, como se tivessem ressoado do céu.

A mãe se chamava Mônica, seu filho, Agostinho e tal relato se encontra no Livro III de suas Confissões.

Minha mãe também orou e chorou muito por mim e certamente eu lhe dei muito mais razões para chorar do que Agostinho deu à Mônica. Muito provavelmente esta história se repete e continuará se repetindo na vida de muita gente. 

Que Deus abençõe grandemente toda a mãe que chora pelo seu filho e atenda conforme a Sua Santa Vontade todas as suas orações.



sexta-feira, 10 de maio de 2024

Os Olhos do Mineiro

                                                                     


                                                                   "(...) o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado."   1Jo 1:7 
                                                                                                                                                                        

Aprenda uma lição com os olhos do mineiro que trabalha o dia todo sob a poeira do carvão. Quando sai à luz do dia, seu rosto pode estar bem sujo, mas os olhos estão claros e brilhantes, porque a fonte das lágrimas está sempre despejando suas ondas suaves sobre os olhos do mineiro, expusando cada partícula de pó, assim que ela pousa. Não é desse tipo de milagre de purificação que nossos espíritos necessitam num mundo como este? E é isso que nosso BENDITO SENHOR E SALVADOR está pronto a fazer por nós, por meio de seu sangue purificador; basta confiarmos nEle. F.B Meyer 

"Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado." 1Jo 1:7

sábado, 4 de maio de 2024

    de falsos cristos segundo o homem.

Os judeus do século primeiro dos quais nos falam os Evangelhos,  tinham uma expectativa sobre o prometido Messias davídico muito diferente daquele Servo Sofredor de Isaías 52-53. Entre alguns gentios de hoje parece não ser muito diferente. 

O paraíso é o mundo segundo Deus do qual o homem foi expulso para este  em que vivemos - o mundo segundo o homem e desde então, “amizade com o mundo é inimizade contra Deus.” Tg 4.4 As escolhas de Deus não agradam ao homem e as do homem não agradam a Deus. Eis uma das coisas mais básicas no cristianismo - porque Deus é perfeito e o homem,  feito a imagem de Deus  mas decaído, não. É por isso que Ele diz, “sejam santos por que Eu sou Santo” Lev 11.44.“...e vos revistais do novo homem, que, segundo Deus, é criado em verdadeira justiça e santidade." Efésios 4.24. Eis a nossa meta,  o nosso alvo - voltar a ser um homem segundo Deus, em Cristo Jesus negando a nós mesmos, sacrificando a nossa vontade para que se faça em nós a vontade de Deus, por sua Graça. 

Pecado no grego do novo testamento "hamartia" significa errar o alvo, não ter parte em...  Paulo diz aos Filipenses: "prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus." A Luta do Cristão é sacrificar o seu ego, negar-se a si mesmo para conformar-se à vontade de Seu Senhor.  Essa é a luta do espírito contra a carne da qual Paulo fala em Gálatas. 

Cristo que conhecemos nos Evangelhos, que dentre tantas coisas,  purificou o templo com um chicote de cordas, que repreendeu duramente Pedro, que chamou a Erodes de raposa que desmascarava publicamente líderes hipócritas, que suspirou profundamente diante de uma geração perversa que lhe pedia um sinal, que amaldiçoou a uma figueira sem frutos, que raramente vemos sorrindo mas chorando, lágrimas por Jerusalém, por ocasião da morte Lázaro ou em profunda tristeza suando gotas como de sangue no monte das Oliveiras, é Aquele que justamente não admite que um servo seu O ame menos do que ama a seus próprios pais, a seus próprios filhos, a sua esposa nem menos do que ama a sua própria vida,  Este é o Filho Unigênito do qual Deus Pai fala: “Este é meu filho amado em quem me comprazo; a ele ouvi.” Mt. 17.5 

É lamentável mas não muito surpreendente, que alguns homens se comprazam em outros cristos, cristos segundo o homem, mas não se enganem, quanto mais se aproximarem dos outros mais se afastarão do verdadeiro Filho de Deus que verteu seu precioso sangue para o perdão dos nossos pecados, Nosso Senhor Jesus Cristo que pela Graça de Deus conhecemos nos Evangelhos – Sola Scriputura, -  somente Ele - Solus Christus - é o Caminho, a Verdade e a Vida! 

Não errem o alvo!

𝐍𝐨𝐧 𝐇𝐚𝐛𝐞𝐦𝐮𝐬 𝐏𝐚𝐩𝐚𝐦!

"Nada aprendem e nada esquecem... "  Tanto a História como obras dessa índole ☝  são testemunhas e provas de que desde 31 de Outub...