"Chamo de Teologia da Prosperidade Intelectual a crença mais ou menos implícita – mas às vezes até explícita – de que a leitura de livros, a compra de cursos online e a dedicação a uma vida digital alinhada à alta cultura irão lhe propiciar não só a salvação da sua alma mas também a solvência de todas as suas dívidas, com a possibilidade de passar férias em Cancún e casar com alguma blogueira bonita." Ronald Robson - Contra a Vida Intelectual.
"Não Basta Ter Cultura, é preciso saber o que fazer com ela"
Certo dia me deparei com a frase acima de cujo autor me esqueci. Mas enfim, sobre o novo livro de Ronald Robson "Contra a Vida Intelectual", o mesmo autor de "Conhecimento por Presença", uma exposição da filosofia de Olavo de Carvalho elogiada pelo próprio professor - finalmente uma centelha de luz sobre o funesto empreendedorismo "curtural" da ꓷIЯƎITA BRASILIENSIS cujo slogan poderia muito bem ser este: "Você sofre de Analfabetismo Funcional? Incultura? Ignorância aguda, crônica ou inflamatória? Doutrinação Marxista-Leninista-Gramichiniana, Deseducação Paulofreiriana, Miopia, Astigmatismo ou Paralaxe Cognitiva? Não é capaz de refutar Newton, Eisntein, Kant, jornalistas, escritores ou professores universitários? Seus problemas acabaram! Vire à direita, abra a carteira, tampe o nariz e escolha seu pacote de vídeo aulas!"
No início o polêmico professor indicava apenas excelentes livros aos seus alunos, a seus leitores e também ao mercado editorial brasileiro e sabiamente, advertia seus pupilos reiteradas vezes a não saírem por aí dando opiniões e palpites. Todavia, um comportamento no sentido contrário provavelmente se demonstrou mais lucrativo para todas as partes e pouco tempo depois a coisa descambou ao ponto de recomendarem conteúdos "curturais" de qualidade hiper duvidosa, de qualquer um e sobre qualquer coisa.
Ao som da mesma Pompa e Circunstância do True Outspeak que os inspirava nasciam novas estrelas - enfluencers digitais, jornalistas, comunicadores de mídia, mentores de candidatos a escritores, especialistas de todo tipo – Teologia da Libertação, Nova Ordem Mundial, Globalismo, Forum de SP, Tomismo, Homeschooling, Educação Clássica, Anarcocapitalismo, ocultismo… Os Vendilhões da “Arta Curtura" - todos eles portadores de algum conteúdo "conservador exclusivo" a oferecer por um preço módico, (mas nem tanto), capaz de tornar um simples cidadão de Banânia um novo Templário na Cruzada contra os inimigos da "Civilização Ocidental"…
Curiosamente o professor já havia diagnósticado anomalia semelhante em seus detratores - "Exaltação Imaginativa", pois é: "Acuse-os do que você faz, chame-os do que você é" Lenin, ou terá sido Lennon?!
Você, que chegou até aqui, certamente vai se interessar por A Pseudo Direita e o Fenômeno da Vídeo Cultura
Nenhum comentário:
Postar um comentário