domingo, 15 de setembro de 2024

Da Sabedoria e Da Inteligência

As pessoas sabem de onde extrair a prata e onde refinar o ouro. Sabem de onde tirar o ferro da terra e como separar o cobre da rocha. Sabem fazer brilhar luz na escuridão e procurar minério nas regiões mais distantes, em meio às trevas profundas. Cavam entradas para minas, em lugares onde ninguém vive. Descem por meio de cordas, balançando de um lado para o outro. O alimento cresce na superfície, mas, abaixo dela, a terra é derretida como que por fogo. 

Ali, as rochas contêm safiras, e no pó, se encontra ouro. 

São tesouros que nenhuma ave de rapina consegue enxergar, nem o olho do falcão pode ver. Nenhum animal selvagem pisou nessas riquezas, nenhum leão pôs a pata sobre elas. As pessoas sabem como despedaçar as rochas mais duras e como revirar até as raízes dos montes. Abrem túneis nas rochas e encontram pedras preciosas. Represam a água dos ribeiros e trazem à luz tesouros ocultos. 

Mas onde se achará a sabedoria? E onde está o lugar da inteligência?

O homem não lhe conhece o valor; não se acha na terra dos viventes.

O abismo diz: Não está em mim; e o mar diz: Ela não está comigo.

Não se dará por ela ouro fino, nem se pesará prata em câmbio dela. Nem se pode comprar por ouro fino de Ofir, nem pelo precioso ônix, nem pela safira. Com ela se não pode comparar o ouro ou o cristal; nem se trocará por joia de ouro fino. Ela faz esquecer o coral e as pérolas; porque a aquisição da sabedoria é melhor que a dos rubis. Não se lhe igualará o topázio da Etiópia, nem se pode comprar por ouro puro.

De onde, pois, vem a sabedoria, e onde está o lugar da inteligência?

Porque está encoberta aos olhos de todo vivente e oculta às aves do céu. A perdição e a morte dizem: Ouvimos com os nossos ouvidos a sua fama.

Deus entende o seu caminho, e ele sabe o seu lugar. Porque ele vê as extremidades da terra; e vê tudo o que há debaixo dos céus. Quando deu peso ao vento e tomou a medida das águas; quando prescreveu uma lei para a chuva e caminho para o relâmpago dos trovões, então, a viu e a manifestou; estabeleceu-a e também a esquadrinhou.

Mas disse ao homem:

Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-se do mal é a inteligência.

Jó 28.

Traduções NVT e ARC. 

"e, se clamares por entendimento, e por inteligência alçares a tua voz, se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, então, entenderás o temor do Senhor e acharás o conhecimento de Deus". Provérbios 2:3-5

sábado, 14 de setembro de 2024

RECLAME AQUI "Quis custodiet ipsos custodes?"

A frase entre os aspas no título é do poeta romano Juvenal cuja tradução seria "Quem há de vigiar os próprios vigilantes, ou guardar os guardiões,  fiscalizar os fiscalizadores e similares...

Não faz muito tempo, os internautras podiam postar comentários em cada reclamação no site Reclame Aqui , essa participação corroborava muito com a credibilidade do site, todavia passaram a não  permitir mais a colaboração de outros consumidores nas reclamações. 

Á propósito, há pouco  tempo também  que já não levo em conta as reputações do Site Reclame Aqui para avaliar uma empresa que ainda não conheço e com a qual pretendo negociar, mas apenas e tão somente o testemunho dos consumidores em cada reclamação no próprio Reclame Aqui ou nas avaliações do Google Maps.  Isso porque não é nada raro nos depararmos com uma empresa de "boa reputação" no Reclame Aqui mas que no entanto ostenta dezenas e dezenas de reclamações diárias, e até mesmo algumas com um altíssimo índice de  VR/h = várias Reclamações por hora - que quando respondidas o são raríssimas vezes e através de respostas automáticas.  Mas se o testemunho de cada consumidor é coisa que ainda podemos constatar em quantidade e qualidade seja no referido Site, no Google, nas redes sociais e na internet em geral, ao nos apresentar certas e supostas "boas reputações" é como se o Reclame aqui nos repetisse a velha e conhecidíssima pergunta, retórica creio eu,  de Groucho Marx: "Afinal, você vai acreditar em mim ou nos seus próprios olhos?"

É de tais fatos que se constatam, que pela velha, boa e simples lógica do senso comum que nos vem a indagação: será que o Reclame Aqui se utiliza de critérios outros, que não conhecemos, ao avaliar suas colegas, as empresas? Será que  "Boa Reputação" do ponto de vista do Reclame Aqui não é exatamente uma boa reputação perante os consumidores? É o que parece, já que a avaliação do Reclame Aqui não reflete em nada àquela expressa nas manifestações dos consumidores no próprio site e à propósito, tal discrepância nos faz lembrar de uma outra expressão Latina "cui bono"? 

Concluindo e parafraseando o poeta romano: quem reclamará do Reclame Aqui? Não sou nada a favor de um Estado inchado, mas ele se faz necessário em certas funções. A prerrogativa de se "avaliar" publicamente uma empresa privada comprometendo sua reputação perante a opinião publica e por outro lado,  podendo induzir consumidores a erro JAMAIS deveria ser concedida a outra empresa privada, que por sua natureza tem por fim principal o LUCRO, essencial à sua sobrevivência. 

Em certas posições de poder, (e julgar é poder) já diziam os cézares - Não basta ser honesto, é míster também parecê-lo. 

𝐍𝐨𝐧 𝐇𝐚𝐛𝐞𝐦𝐮𝐬 𝐏𝐚𝐩𝐚𝐦!

"Nada aprendem e nada esquecem... "  Tanto a História como obras dessa índole ☝  são testemunhas e provas de que desde 31 de Outub...