domingo, 17 de novembro de 2024

𝐍𝐨𝐧 𝐇𝐚𝐛𝐞𝐦𝐮𝐬 𝐏𝐚𝐩𝐚𝐦!

"Nada aprendem e nada esquecem... " 

Tanto a História como obras dessa índole ☝ são testemunhas e provas de que desde 31 de Outubro de 1517 𝐨 principal e provavelmente ú𝐧𝐢𝐜𝐨 𝐚𝐫𝐠𝐮𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐝𝐨𝐬 𝐫𝐨𝐦𝐚𝐧𝐢𝐬𝐭𝐚𝐬 𝐞𝐦 𝐝𝐞𝐟𝐞𝐬𝐚 𝐝𝐞 𝐬𝐮𝐚𝐬 𝐡𝐞𝐫𝐞𝐬𝐢𝐚𝐬 𝐞 𝐜𝐨𝐧𝐭𝐫𝐚 𝐚𝐬 𝟗𝟓 𝐭𝐞𝐬𝐞𝐬 𝐩𝐫𝐞𝐠𝐚𝐝𝐚𝐬 𝐧𝐚 𝐩𝐨𝐫𝐭𝐚 𝐝𝐚𝐪𝐮𝐞𝐥𝐚 𝐜𝐚𝐩𝐞𝐥𝐚 𝐞𝐦 𝐖𝐢𝐭𝐭𝐞𝐧𝐛𝐞𝐫𝐠 é 𝐨 𝐀𝐝 𝐡𝐨𝐦𝐢𝐧𝐞𝐦 contra aquele que as formulou, o ex frade Agostiniano, doutor em Teologia, Martinho Lutero! 

Dois pontos para a História:

 "O italiano, (o dominicano Priério) tão inchado de sua elegante educação, usa às vezes de estilo o mais grosseiro: “Se a índole dos cães é morder,” disse ele a Lutero, “eu receio bem que tu tenhas tido por pai um cão.” (...) Outro papista Dominicano. Tiago Hochstraten, (Jacob van Hoogstraten  1460 – 24 January 1527) inquisidor em Colônia, Hochstraten se irrita, se arrebata e pede em altos gritos a morte do "herege"... É com a fogueira que ele quer fazer Roma triunfar. “É um crime de alta traição contra a igreja ,exclama ele, “deixar viver mais uma hora um tão horrível herege! (...) O Dr. Eck (Johannes Mayer, Johannes Eck ou Johann Maier von Eck 1486-1543) defendia com entusiasmo as opiniões escolásticas, como Lutero as declarações da Palavra de Deus. - Dr. Eck Tratava com um tom de compaixão a seu “débil adversário,” sabendo que a compaixão faz mais mal do que a cólera. Insinuava que as proposições de Lutero espargiam o veneno boêmio, que tinham o cheiro da Boêmia, Lutero desafogou seu coração a sua tristeza em uma carta a Egranus (Johannes Sylvius Egranus 1480-1535), pastor de Zwickau. “Chamam-me nos Obeliscos homem venenoso,” disse ele, “boêmio, herege, sedicioso, insolente, temerário... Não falo das injúrias mais leves, como descuidado, imbecil, ignorante, desprezador do soberano pontífice, e outras." J. H. Merle Daubigné - História da Reforma do décimo Sexto Século, Vol. I Livro III, Capítulo IX. 

E assim a História testemunha como os romanistas, em vão, tentavam e contiuam tentando refutar as teses daquele que os desafiava a convencê-lo pelo testemunho das Escrituras -  Marinho Lutero, que aliás, durante sua vida certamente cometeu seus erros. À propósito, que entendam de uma vez por todas os papistas: não somos nós reformados que acreditamos na fábula do homem infalível, 𝐍𝐨𝐧 𝐡𝐚𝐛𝐞𝐦𝐮𝐬 𝐩𝐚𝐩𝐚𝐦! Quem tem uma papa são os papistas e não os reformados. Nós reformados não cremos na quimera da infalibilidade humana ainda que seja apenas ex cathedra, para nós, Cristãos Bíblicos,  a ÚNICA AUTORIDADE INFALÍVEL NESTE MUNDO são as Escrituras Sagradas! E assim acreditamos por que Cristo Jesus, Nosso Senhor assim o disse: "As Escrituras não podem Falhar" João 10.35 Trad. NAA ("falhar" λύω  - luo - Strong:g3089 -  desatar, desfazer, dissolver, algo amarrado, atado ... unidos pelos laços do matrimônio...)

𝐒𝐨𝐥𝐚 𝐒𝐜𝐫𝐢𝐩𝐮𝐭𝐮𝐫𝐚 𝐱 𝐒𝐨𝐥𝐮𝐬 𝐁𝐞𝐫𝐠𝐨𝐠𝐥𝐢𝐨 eis a diferença entre Cristianismo Bíblico e doutrinas que são meros preceitos de homens. "Nós, cristãos, não aceitamos outra doutrina senão a que se funda sobre as Escrituras Sagradas - a eterna, imutável, inerrante, infalível, plenária, suficiente Palavra de Deus! Nenhum homem, nenhuma assembleia de doutores, tem o direito de prescrever outras novas."

𝕾𝖔𝖑𝖆 𝕲𝖗𝖆𝖙𝖎𝖆, 𝕾𝖔𝖑𝖆 𝕱𝖎𝖉𝖊 ,𝕾𝖔𝖑𝖚𝖘 𝕮𝖍𝖗𝖎𝖘𝖙𝖚𝖘, 𝕾𝖔𝖑𝖆 𝕾𝖈𝖗𝖎𝖕𝖙𝖚𝖗𝖆, 𝕾𝖔𝖑𝖎 𝕯𝖊𝖔 𝕲𝖑𝖔𝖗𝖎𝖆  - A Salvação dos pecadores se dá pela Graça de Deus, somente, por meio da Fé, somente, Em Cristo Jesus, Nosso Senhor e Salvador, somente, conforme as Escrituras Sagradas, somente e para a Glória de Deus Somente! 

𝐍𝐨𝐧 𝐇𝐚𝐛𝐞𝐦𝐮𝐬 𝐏𝐚𝐩𝐚𝐦!

"Nada aprendem e nada esquecem... "  Tanto a História como obras dessa índole ☝  são testemunhas e provas de que desde 31 de Outub...